Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental trabalharam, ao londo desse ano na produção do seu primeiro livro literário: Em Busca de um Espantalho. O processo de criação da história foi desenvolvido em grupo, pela turma e cada criança ficou responsável em ilustrar uma parte do livro, através de um trabalho computadorizado, com a professora de Arte Janaina Ligório.
Informações sobre a obra
Projeto Gráfico do livro e da capa: Professora de Arte Janaina Ligório
Sobre os autores do livro: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental
Ilustração Gráfica: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental
Ilustração Gráfica: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental
Conhecendo a história Em busca de um Espantalho
Resumo: Esta é a história de um Gigante, que saiu à procura de um espantalho para dar de presente a uma Pequena Flor, que morava em seu jardim. Nossa história acontece em um país distante conhecido como a Terra dos Gigantes. Numa bela tarde, enquanto o Gigante passeava em seu jardim, ele viu uma linda flor.
Mas ela chorava muito, porque algumas abelhas que estavam passeando no jardim tinham picado todo o seu corpinho. O Gigante perguntou o que ele poderia fazer para acabar com o seu sofrimento e a Pequena Flor disse que no jardim existia uma casa de brinquedos. - Você pode ir até lá e procurar um espantalho para colocar no jardim. Assim as abelhas ficariam com medo dele e não chegariam mais perto de mim! Emocionado com a história da Pequena Flor, o Gigante saiu à procura de um espantalho, dando início assim a uma divertida jornada.
Chegando à casa de brinquedo, o Gigante encontrou muitas crianças e perguntou onde poderia achar um espantalho. As crianças disseram: - Lá fora, na floresta tem um lugar, vem comigo que vou lhe mostrar! Mas era uma armadilha e o Gigante caiu dentro de um buraco debaixo da árvore.
Uma menininha apareceu e ajudou o Gigante a sair do buraco. Ele perguntou: - Onde posso encontrar um espantalho? A garota disse que o Gigante teria de andar pela estrada verde. Ela disse: - Você deve procurar o senhor Girassol e ele vai lhe dizer onde encontrar um espantalho.
Chegando ao final da estrada, ele encontrou o senhor Girassol. O Girassol disse para o Gigante que ali perto existia uma cidade conhecida como a Cidade dos Espantalhos. Ele não poderia entrar lá sozinho e teria que procurar pela Formiga Branca.
A Formiga Branca morava em cima de uma pedra muito grande. Então o senhor Girassol falou: - Cuidado com o pântano, você pode se afundar. Leva um pouco do meu pozinho e joga na Formiga, assim ela vai voar e te levar para o outro lado.
Entrar na Terra dos Espantalhos era muito perigoso, porque toda pessoa que olhava para um espantalho desmaiava. Mas ninguém avisou o Gigante e ele desmaiou. A Formiga Branca, então teve uma idéia de colocar um pano na cabeça do espantalho.
Já estava escurecendo quando o Gigante acordou e era necessário voltar para a Terra dos Gigantes. Enquanto caminhavam pela estrada, o Gigante e a Formiga Branca viram um cavalinho parado perto de uma árvore. O Gigante disse: - Vamos voltar a cavalo. O cavalinho, de repente, começou a correr muito quando passou em cima de uma ponte. O Gigante e o Espantalho não conseguiram se segurar e acabaram caindo no chão.

O Gigante escutou um choro bem baixinho, mas não viu ninguém por perto. A Formiga Branca disse: - Você caiu em cima de uma flor. O Gigante ficou com muita pena e disse: - Vou levar você comigo.
O Gigante percebeu que o cavalo tinha ido embora. Ele disse: - O que vamos fazer? Mas apareceu na estrada, uma caminhonete e eles pediram carona.
Na Terra dos Gigantes, a Pequena Flor continuava sofrendo por causa das picadas das abelhas. Como o Gigante estava demorando muito, a filha teve a idéia de levar a Pequena Flor para outro lugar, porque não aguentava mais vê-la sofrendo.
Enquanto caminhavam pela floresta, a garota avistou um casebre no final da estrada. A casa era muito estranha, mas mesmo assim, elas entraram, porque estava anoitecendo. Na porta da casa, um gatinho olhava bem desconfiado para elas.
O Gigante estava muito cansado, tinha viajado o dia inteiro e precisava dormir. Ele viu uma pousada na estrada e decidiu parar para descansar. Antes de deitar ele se lembrou da Pequena Flor.

O Gigante, depois que acordou, pegou a flor que estava na janela e saiu. A flor perguntou: - Por que não fazemos uma festa surpresa para a sua amiga? Ela vai adorar!
O Gigante e a Flor cantavam de alegria. Quando eles avistaram de longe a casa avistou de longe, a Flor teve a idéia de comprar balões e enfeitar todo o jardim.
A Pequena Flor levou um susto quando viu do seu lado uma linda Flor e o seu amigo Gigante cantando pelo jardim. Agora tudo estava perfeito e nada mais poderia atrapalhar a alegria da Pequena Flor, porque todas as abelhas tinham ido embora do jardim com medo do espantalho.


