25/09/2015

Que calor é esse?


Parece que até os brinquedos estão sofrendo com tando calor! 
Mas é fácil entender tudo isso: se não temos chuva, não temos precipitação, e o solo vai ficando cada vez mais seco, a energia do sol vai aquecendo mais o solo e, portanto, a atmosfera.

Então, à medida que os dias se passam e a umidade vai ficando mais baixa, a temperatura máxima também vai sendo mais elevada. As noites não refrescam, e cada dia amanhece mais quente. 


E nosso modelo urbano, com muito concreto e pouco verde, não ajuda em nada. Estamos formando ilhas de calor. E o que são ilhas de calor? São exatamente ambientes onde temos materiais que absorvem cada vez mais calor, e, com isso, aumentam essa sensação desconfortável, como é com asfalto, cimento.


E a verdade é que, deve piorar até o fim do século. Temos uma expectativa de aumento de temperatura nas cidades brasileiras na ordem de 1°C a 6°C. Ou seja, cada vez que vier uma onda de calor, ela vai ser um pouco pior. E cada vez elas virão com maior frequência.


E o que podemos fazer?
Em dias muito quentes as pessoas transpiram muito e, em alguns casos, perdem mais água do que conseguem repôr, então é preciso que todos fiquem atentos. O jeito é beber bastante água!!!