06/07/2016

Projeto de Artes 2016!


Os alunos do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental já iniciaram os estudos sobre o Surrealismo, nas aulas de Educação Artística.

Fundado em Paris em 1924 o Surrealismo engrossou os movimentos de vanguardas do início do século XX. André Breton foi seu principal porta-voz. Entre seus mais marcantes expoentes nas Artes Plásticas estão: Salvador Dali (1904-1986), Max Ernst (1891-1976), René Magritte (1898-1967), André Masson (1896-1987), Joan Miró (1893-1983).

Os artistas ligados a esse movimento rejeitavam os valores e os padrões impostos pela sociedade burguesa, seguindo a exploração dadaísta de tudo o que fosse subversivo na arte. Fortemente influenciados pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, os surrealistas seguiram alguns métodos para impedir o controle do consciente na ação artística, desprendendo o inconsciente. Como parte do seu processo artístico, os artistas desse movimento também exploravam o imaginário dos sonhos como um atributo inquietante e bizarro da vida diária, chegando pedir que pessoas comuns descrevessem suas experiências oníricas como uma forma de montarem arquivos para suas produções. 


Assim os surrealistas concebiam o inconsciente como um meio de imaginação, as formas e imagens não poderiam prover da razão, mas de impulsos e sentimentos irracionais e surreais.
Não há uma data que determine o fim do Surrealismo, pois influencia até o presente, artistas de todo mundo.


Para realização de uma produção cinematográfica, primeiramente vamos precisar de uma boa estória surrealista. A narrativa da aluna Maria Letícia Saldanha Armond, do 3º Ano do Ensino Fundamental foi a mais escolhida, dentre tantas outras.



Resumo do texto: Um grupo de amigos desaparece numa floresta, logo após descobrir que naquele lugar morou um objeto amaldiçoado por uma bruxa.