24/01/2017

Volta às aulas: Período de adaptação!

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à creche ou à pré-escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma. Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se deparam com um ambiente totalmente diferente e são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos. A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina, longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura.


Como deve ser a despedida dos familiares? 
Este momento costuma ser regado de muito choro e negação da separação. Para evitá-lo, alguns pais aproveitam a distração dos filhos para ir embora despercebidos. Cuidado com esse tipo de atitude: no momento em que a criança percebe que está sozinha, o choro vem acompanhado de um sentimento de abandono e desespero. É como se a criança estivesse dizendo: "Que lugar é esse? Quem são vocês e o que eu estou fazendo aqui?" Tentar mostrar o que está acontecendo e o que vai acontecer ajuda. Por isso, a despedida é fundamental para a adaptação. Por mais difícil e doloroso que seja para ambos, construir uma relação com os filhos pautada na confiança e na honestidade é sempre melhor. A clareza da despedida é saudável e necessária. Ler a matéria completa aqui.

Segue o horário da entrada e da saída dos alunos da Educação Infantil - Maternal II e III, nas três primeiras semanas, de fevereiro.